quarta-feira, 21 de agosto de 2013

SEGUNDA APRESENTAÇÃO DO SHOW: “O SOM DA TERRA” – A preparação.

Por Jefferson Rocha

Então é assim galera!

Semana de definições para mais uma apresentação do Viola no Trilho! O som da Terra vai ganhando novos rumos, novos ares, novos casulos, mas não muda sua essência. A paixão pelo que se cria ou “copia”, continua intensa.


Foto de celular é ruim pra caramba! Mas aqui o que vale é o recorte do ensaio

Cópia é uma palavra meio violenta! Digamos que sofrer influências não é propriamente copiar, e sim uma espécie de homenagear quem você curte e respeita.  Soltar no salão sua visão sobre obras consolidadas.

A poesia basta. Na sua essência, ela já é completa. Não precisa de mais nada para modificá-la. Harmoniosamente falando, mantemos a letra, modificamos a canção. Na verdade, isso não passa de uma maneira de emoldurar um quadro com outras madeiras. Sai o compensado que se desmancha e entra o carvalho. Esses são os artesões: os caras que estavam por trás dos caras!


Aventura! Breve saberão do que se trata

Há espaço para o nosso. O nosso é tão importante quanto. Música tem suas particularidades, mesmo não sendo nossas, passam a ser de uma forma ou de outra. Dependendo, de uma maneira ou de outra, nos apropriamos das obras a cada interpretação.

O importante é isso... ainda bem.

Para essa apresentação, “O Som da Terra” ganha novos set’s. Escolhemos canções que se encaixam no espetáculo, como peças esquecidas na gaveta de um velho Lego. Em um inverno rigoroso, nossos ensaios são acalorados. Acho que frio aflorou a criatividade da galera, e conseguimos criar um arranjo fantástico para uma música velhinha, com cara de nova.

Como “no inverno fica tarde mais cedo”, aprendemos com a estação que a hora tem que ser corrida, até ela mesma se completar.

“Aventura”, a nova obra de arte que entra no show: música que pegou a galera pelo peito e fez com que todos se apaixonassem. Linda, completa, e mesmo assim ganhou a nossa cara também.
Vem aí o geral: dia de encaixar tudo que estava solto. A paz é destaque no reino do Viola. Espero que gostem... Tá redondinho.

Combinado então. O “Viola no Trilho” volta na próxima sexta, na Praça da Estação! Vocês continuam sendo nossos melhores convidados! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário